PLATAFORMA DE CRIAÇÃO EM ARTE

sobre

Àràká é uma plataforma de pesquisa, criação e produção em artes fundada pela atriz, performer, design gráfica e pesquisadora Laís Machado, e pelo diretor teatral, escritor, músico, compositor e pesquisador Diego Pinheiro, artistas atuantes na cena das artes cênicas soteropolitanas desde 2010. A plataforma surge da necessidade de desbravar duas investigações, dirigidas pelos seus fundadores. As pesquisas se relacionam com a matriz afro-brasileira, afro-latina e africana, correlacionando-as com as tendências artísticas e tecnológicas contemporâneas. Acima de tudo, estas pesquisas buscam pensar, e dar enfoco, a arte negra contemporânea e seu ethos decolonial.

Àràká se configura, pois, como um espaço multiartístico, aliando performance, teatro, música, artes visuais, audiovisual, novas mídias e literatura. Busca promover criações artísticas multidisciplinares, intercâmbios e residências artísticas com criadores negros e negras, nacionais e internacionais. As conexões, a partir destas ações, se tornam uma das grandes características da plataforma: a concepção de redes entre estes criadores, da diáspora e da África.

Àràká é uma palavra do idioma yorùbá que significa “aquele que se expande” ou “aquele que se auto ilumina”. O nome também é associado a divindade Òṣùmàrè.

Colagem de Diego Pinheiro
in english
 

ORIKI

o corpo se expande

 
 
Diretor Diego Pinheiro

DIEGO PINHEIRO

diego.araka@gmail.com

+55 71 992958141

PORTIFÓLIO
Performer Laís Machado

LAÍS MACHADO

 
ÀRÀKÁ
 
 
Fórum Obinrin

OBINRIN

em breve

Fórum

Espetáculo Quase Ilhas

QUASEILHAS

em processo

Espetáculo

Espetáculo Obsessiva Dantesca

OBSESSIVA DANTESCA

Espetáculo

em repertório

mais informações

CONTATO

  • White Facebook Icon

Nos encontre no Facebook